Semas realiza programação para comemorar o mês das Crianças

A secretaria de Assistência Social de Areia, para comemorar o mês da criança, realiza nos dias 09, 10 e 11 de outubro uma programação com atividades lúdicas nos turnos da manhã e tarde, voltada para a valorização e inclusão das crianças na sociedade.

Foto: Decom/PMA

No primeiro dia foram realizadas brincadeiras lúdicas e a apresentação de uma peça teatral com o ator local Iran Fernandes, no Teatro Minerva. No segundo dia, o tema foi sobre vida saudável, com palestra com a nutricionista Jéssica Teotônio e aula de zumba com o educador físico Carlinhos Lima. O objetivo é mostrar as crianças que é possível ter uma alimentação saudável sem ser necessário o uso de açúcar em alguns alimentos, para conscientizá-los para a educação alimentar desde cedo. Jéssica ensinou as crianças a como fazer uma salada de frutas e vitamina apenas com a fruta, leite e água. Depois todas elas experimentaram e aprovaram as receitas feitas sem o uso do açúcar. Essa programação foi desenvolvida com as crianças da Brinquedoteca.

E nesta quarta-feira, dia 11, pela manhã o posto de saúde da Jussara conta com a participação da equipe do projeto Criança Feliz. Eles vão falar dos benefícios do programa, os serviços de assistência e serão desenvolvidas atividades lúdicas com as crianças. No turno da tarde se encerra a programação da semana com brincadeiras, música, bolo e salgados para que elas se sintam valorizadas. Será a partir das 13h, na Loja Maçônica Leônidas Santiago.

As ações em comemoração ao mês da criança continuarão ao longo do mês, segundo a Secretária de Assistência Social, Maria das Neves Gabí Neta. Além das atividades de recreação que estão sendo desenvolvidas, terão outras também dentro do próprio Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Elas vão participar de um momento de lazer no Rancho Nova Vida, localizado aqui na cidade de Areia. Foram divididos em alguns dias e feita uma seleção de faixa etária, tendo em vista que o serviço de assistência social abrange muitas crianças, para que todos possam compartilhar desse momento.

A Brinquedoteca atende crianças de 3 anos e meio até 6 anos que são beneficiadas do programa Bolsa Família, e após dos 6 anos idade elas seguem para outro local de assistência social que é o Centro de Convivência, que funciona na antiga Febem e beneficia uma média de 150 crianças. Elas têm atividades lúdicas recreativas duas vezes por semana na Brinquedoteca, que ajudam no seu desenvolvimento, e as prepara para que elas se integrem na sociedade. A equipe é formada por uma Técnica de Referência que é pedagoga; uma monitora e uma colaboradora que sempre está presente para auxiliar no atendimento das crianças.

“Esse projeto ajuda a criança desde cedo a tomar conhecimento de seus direitos e deveres diante da sociedade. Nossas atividades têm perspectiva socioeducativa, então trabalhamos com temas transversais como violação aos direitos das crianças, meio ambiente, violação sexual entre outras situações para preparar esse usuário para o convívio social e torná-los cidadãos,” disse a Técnica de Referência e Pedagoga, Aparecida Nunes.

A Semas vem ajudando as pessoas a se integrarem na sociedade, e elevando a confiança e auto-estima dos beneficiários. “Geralmente as crianças choram para ficar aqui, então, isso significa que é um ambiente sadio é que está favorecendo o crescimento dessas crianças. Nós temos o acompanhamento também direto do assistente social, na Equipe técnica do CRAS que tem a sensibilidade de poder ver, não só a criança, mas a família como um todo, e nós estamos auxiliando o desenvolvimento dessas crianças que saem daqui um pouco mais sociáveis para poder se adaptarem à escola e à vida social,” disse Gabí Neta.