Semas realiza programação da campanha Novembro Azul

A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), realizou uma palestra sobre o Câncer de Próstata na tarde de sexta-feira, 24, no auditório do Centro Social Pio XII. O evento faz parte da programação da campanha do Novembro Azul 2017, que durante este mês promove ações de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outros cuidados da saúde integral do homem.

Durante a palestra, foram apresentados estudos sobre o câncer de próstata no mundo, especialmente no Brasil, e foi mostrado o acesso aos programas de prevenção e tratamento. Também foram explicados mitos e verdades sobre o câncer de próstata, os fatores de risco, e como a rede pública de saúde realiza os manejos dos casos, e outras orientações.

Segundo o médico Vagner Farias Carneiro, a palestra teve como objetivo estimular e conscientizar a população para a prevenção do câncer de próstata, por meio de atividades educativas e de conscientização. “Essas atividades educativas são de suma importância, pois como estamos no Novembro Azul, que é o mês da campanha de incentivo à prevenção do câncer de próstata, temos um grande objetivo que é desmistificar os preconceitos sobre a doença, conscientizando todas as pessoas, principalmente os homens, da necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce”, disse. Ele ainda alertou sobre a importância dos exames para que seja realizado um diagnóstico rápido e preciso.

Durante todo o mês estão acontecendo atividades educacionais em todas as Unidades Básicas de Saúde do município como palestras e orientações pontuais. A programação da campanha Novembro Azul foi divulgada de acordo com o cronograma de cada unidade ao longo do mês. “A Secretaria de Saúde está desenvolvendo atividades nos PSFs como forma de despertar nas pessoas o cuidado da prevenção, pois quanto mais cedo se diagnosticar o câncer, maiores são as chances de sucesso do tratamento”, disse a Secretária de Saúde, Tatianne Elli.