Semas realiza ações de combate ao trabalho infantil na cidade de Areia

Crianças também foram abordadas e devem ser encaminhadas aos serviços da Semas. (Foto: Decom/PMA)

No último sábado, 11, a Secretaria de Assistência Social de Areia realizou uma ação de panfletagem na feira da cidade a fim de conscientizar as pessoas, principalmente os pais, sobre a necessidade da erradicação do trabalho infantil. Os servidores da Semas levaram informações sobre as punições para os pais e os prejuízos para as crianças e adolescentes que trabalham de forma precoce e negligenciam o estudo.

Além da conscientização sobre esses problemas, os servidores também apresentaram os programas voltados para as crianças e adolescentes e suas famílias que têm o objetivo de tirá-los do trabalho e incluí-los em atividades lúdicas e pedagógicas que auxiliam na formação e no crescimento desses jovens.

As Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) estão sendo desenvolvidas desde o início do ano. Um dos programas é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que atende 178 pessoas de 7 a 17 anos de idade. São oferecidas atividades extracurriculares de artes, pintura, desenho, leitura, música e esportes no contraturno das aulas regulares da escola.

“Estamos cumprindo uma recomendação do Ministério Público do Trabalho para que a sociedade areiense tome conhecimento acerca dessa questão do trabalho infantil. Recentemente também já nos reunimos com agricultores para orientar sobre o trabalho infantil no campo e voltaremos à zona rural em dezembro”, frisou a Técnica de Referência do AEPETI, Camilla Fucale.

Além do SCFV, a Prefeitura Municipal de Areia aderiu também neste ano ao Programa Criança Feliz, que presta assistência e acompanhamento social a crianças até 6 anos de idade em situação de vulnerabilidade. O programa também presta assistência a toda a família dessas crianças identificadas em situação de violação de direitos. Outra medida importante é a Brinquedoteca, que oferece um serviço de atividades lúdicas e pedagógicas durante alguns dias da semana para crianças até 6 anos.