Secretaria de Saúde fortalece serviço de saúde bucal em Areia

Foto: Decom/PMA

A Secretaria de Saúde de Areia vem investindo na Atenção Básica à Saúde, notadamente nas Unidades Básicas, no programa Melhor em Casa e na rede de saúde bucal do município. No total, quatro postos de saúde têm atendimento odontológico na cidade.

No PSF V, a dentista e a assistente odontológica realizam atendimento no consultório de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, de acordo com cronograma estabelecido pela unidade. São realizados diversos serviços, como extração, restauração, limpeza e aplicação de flúor.

Foto: Decom/PMA

Em média são atendidas até 20 pessoas por dia. Geralmente são marcados 12 atendimentos nos turnos manhã e tarde e ainda existem as urgências. A maior parte dos pacientes mora no conjunto Pedro Perazzo e nos sítios Lava-pés e Rio do Canto.

A dentista Mirella Cassandra Almeida é endodontista, especialista em canal. Ela foi contratada por meio da convocação do concurso público, no primeiro semestre de 2017. “Aqui temos uma demanda variada, mas priorizamos os atendimentos às crianças para que possam se tornar adultos com a saúde da boca em dia”, disse. Durante a semana, ela e a assistente Claudiana desenvolvem atividades educativas nas escolas e creches do município.

A unidade também realiza encaminhamento para a implantação de próteses dentárias, que acontece no Hospital Municipal Doutor Hercílio Rodrigues. No mês de julho foram concedidas oito próteses.

“Estamos buscando fortalecer a rede de saúde bucal e a população tem compreendido nosso chamado e está utilizando bastante os nossos serviços”, disse a Gerente da Atenção Básica, Tatiane Eli Brandão.

PSF V – No fim do mês de julho a Secretaria de Saúde conseguiu contratar também uma médica para atendimento na unidade. Desde o início do a PMA vinha enfrentando dificuldades para encontrar o profissional médico. Agora, toda a equipe multidisciplinar de Estratégia de Saúde da Família está completa.