Semas oferece serviços para crianças e adolescentes na próxima sexta

A Secretaria de Assistência Social de Areia está realizando um amplo trabalho de erradicação do trabalho infantil no município. Nesta sexta-feira, 1 de dezembro, a Semas vai oferecer vários serviços às crianças da cidade, como emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF), palestras e oficinas.

A ação social, que é coordenada pelo Aepeti (Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), vai acontecer nas Escolas Municipais Júlia Verônica, Madre Trautlinde e Abel Barbosa. A ação também acontece no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV).

Vão ser emitidos 40 documentos de CPF em parceria a Caravana da Cidadania da faculdade Unesc. O serviço será oferecido no Casarão José Rufino. Os documentos serão confeccionados para 10 alunos da Escola Abel Barbosa, que precisam do CPF para participar de uma competição de informática no próximo ano. Os demais 30 documentos serão disponibilizados para as pessoas a partir dos 16 anos que chegarem ao local com Registro de Nascimento ou Casamento e Comprovante de Residência.

Os alunos também vão poder assistir a uma palestra com o poeta, apologista cultural e conselheiro tutelar da cidade de Campina Grande, Aziel Lima. Eles também vão receber orientações sobre consumo consciente para que se tornem adultos controlados no tocante ao consumo de bens e serviços. Também será disponibilizado o serviço de retirada de dúvidas no Casarão José Rufino sobre direitos do consumidor.

A Semas já vem desenvolvendo ações para combater o trabalho infantil. Já foi realizada uma atividade de conscientização na feira de Areia e uma reunião com agricultores para evitar a exploração do trabalho de crianças e adolescentes na zona rural.

Em contrapartida, a Prefeitura Municipal de Areia oferece serviços como o SCFV, que disponibiliza atividades de artes e esporte no contraturno escolar para manter o jovem envolvido com programações lúdicas. Tem ainda a Brinquedoteca para crianças até 6 anos e o programa Criança Feliz, que acompanha as crianças e famílias em situação de vulnerabilidade.

PROGRAMAÇÃO:

Emissão de CPF (Casarão José Rufino)

Palestra e retirada de dúvidas sobre direitos do consumidor (Casarão José Rufino)

Palestra educativa e atividade lúdica sobre consumo mirim (Maçonaria)

Palestra com o conselheiro tutelar e poeta Aziel Lima