Prefeitura reúne agricultores para discutir programas para 2018

(Foto: Decom/PMA)

A Prefeitura Municipal de Areia reuniu os agricultores da cidade na manhã desta sexta-feira, 2, na sede do Emater para discutir o planejamento das ações para o exercício 2018 da Secretaria de Agricultura e as melhorias implantadas para a agricultura local. Durante a reunião, foram esclarecidos pontos como, por exemplo, o Garantia Safra, o Corte de Terra, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a falta de água nas comunidades, funcionamento dos carros-pipas, abastecimentos por cisternas, recuperação de estradas vicinais, dentre outros assuntos.

Uma das pautas da reunião foi a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Areia, que atuará visando à proteção da natureza e das riquezas naturais de Areia, trabalho que precisa contar com a contribuição dos produtores rurais. Além da criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, também foi discutida a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que terá como objetivo implementar ações destinadas a uma adequada gestão dos recursos naturais, de forma a garantir um desenvolvimento integrado e sustentável e a elevação da qualidade de vida da população.

Também foi discutido sobre o Programa Corte de Terra, que visa atender os agricultores do município em suas práticas agrícolas. Para ter acesso ao corte de terra sem qualquer custo por três horas para preparação do terreno para a plantação, o agricultor ou agricultora deve procurar a sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente para realizar sua inscrição. “A chegada de um novo trator é de suma importância para os pequenos agricultores do nosso município, uma vez que Areia tem uma grande área rural. A partir da inscrição dos agricultores, poderemos fazer um cronograma para que seja realizado o corte de terra”, disse o Secretário de Agricultura Irisvaldo Nascimento.

(Foto: Decom/PMA)

Ainda segundo Irisvaldo, estão sendo realizados estudos para a fomentação de novas práticas de produção que devem ser firmadas este ano, como a plantação de pimenta e a criação de peixes, e a inserção de propriedades que podem servir como potencial turístico na região. “A Secretaria de Agricultura está sempre planejando ações que visam dar suporte aos trabalhadores rurais para trazer dias melhores para os agricultores que precisam da terra para o plantio. Por isso, estamos investindo bastante no apoio aos agricultores porque a nossa cidade tem muito potencial na produção agrícola”, finalizou.

Desde o início do ano de 2017, a Prefeitura de Areia vem trabalhando e desenvolvendo vários projetos para a população e dando assistência aos agricultores e produtores. Além da manutenção e desenvolvimento dos programas já existentes, a Prefeitura vai realizar nas próximas semanas a licitação para a construção de uma creche de educação infantil no distrito da Usina Santa Maria. “Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos no ano passado, conseguimos quitar todas as pendências que prejudicavam nossos agricultores. Agora em 2018, adquiridos um novo trator para auxiliar no programa Corte de Terra e também pretendemos adquirir outro trator ainda este ano. E, nas próximas semanas, iremos começar a licitação da creche que comportará aproximadamente 100 alunos”, disse o Prefeito Municipal de Areia, João Francisco.