Prefeitura de Areia planeja Garantia-Safra para agricultores

Secretário de Areia, Benedito Nascimento, participou de reunião com coordenação estadual do programa.

A Prefeitura Municipal de Areia está buscando viabilizar o pagamento do Garantia-safra para os agricultores do município. Em reunião realizada nesta quinta-feira, 20, na cidade de Campina Grande, a coordenação estadual do programa garantiu que os pagamentos serão realizados a partir de maio. A PMA precisou pagar contrapartidas em atraso para recolocar a cidade de Areia entre as que vão receber o seguro.

A Prefeitura Municipal precisou renegociar com o Governo Federal o pagamento das contrapartidas da cidade. Desde maio de 2016 estes pagamentos estavam em atraso. Foram pagos mais de R$ 10 mil neste começo de 2017 para assegurar que as 220 famílias da cidade beneficiadas pelo programa recebam o auxílio. Apesar disso, a contrapartida do Governo do Estado também estava em atraso e agora foi paga, possibilitando a concessão do benefício para os agricultores.

O Garantia-safra deve injetar mais de R$ 170 mil na economia local de Areia. O seguro é pago aos produtores que moram nos municípios que perderam mais de 50% da plantação. Eles recebem R$ 850,00 divididos em cinco parcelas de R$ 170,00. No entanto, os agricultores precisam pagar o valor de 2% desse total para ter direito ao benefício. Os boletos devem ser gerados a partir de maio. A Prefeitura fica responsável por pagar 6%, o Estado 12% e a União por 40%. Os agricultores que já aderiram serão convocados pela prefeitura e aqueles que desejam aderir devem procurar o Sindicato da Classe.

O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Areia, Benedito Nascimento, participou da reunião. “Nós estamos empenhados neste processo de liberação do Garantia-safra porque sabemos o quanto esse dinheiro é importante para os agricultores”, disse. Neste mês de abril, a Secretaria iniciou também o programa “Corte de Terra” nas propriedades dos agricultores.