Poços artesianos são perfurados em assentamentos da cidade de Areia

Poços estão sendo perfurados em todos os assentamentos da zona rural. (Foto: Decom/PMA)

Novos poços artesianos foram perfurados na semana passada na zona rural do município de Areia. A implantação desses poços está seguindo um cronograma definido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com a Secretaria de Agricultura de Areia. O objetivo é ampliar o abastecimento de água no município, garantindo que as famílias dos assentamentos tenham acesso a água de qualidade.

São 7 poços, dos quais 2 reservatórios são para o assentamento Socorro, 2 para o assentamento Esperança, 1 para o assentamento União, 1 para o assentamento Manoel Joaquim e 1 para o Celso Furtado. Já foram perfurados poços nos assentamentos Socorro e União. Todos os demais locais onde ainda não houve perfuração, já tiveram a marcação dos pontos a serem perfurados, com exceção do assentamento Celso Furtado. “No poço do Celso Furtado, estamos esperando apenas a chegada do geólogo do Incra”, explicou o Secretário de Agricultura Irisvaldo Nascimento.

No assentamento Socorro, foi perfurado um poço que vai atender a Vila do Açude e Vila do Anjo. Com uma boa vazão de água por hora, o poço perfurado vai garantir a segurança hídrica das famílias assentadas. “Na semana passada, nós nos deslocamos ao assentamento da Vila, próximo ao campo, e perfuramos três poços. Apenas um deu água, mas já será muito útil para a comunidade local”, disse Irisvaldo.

Esta semana, serão perfurados os poços dos assentamentos Esperança e Manoel Joaquim. “Uma das maiores dificuldades em Areia, principalmente na zona rural, é a falta de água potável e a dificuldade do acesso a água. Essas perfurações vêm trazer essa facilidade, essa aproximação das pessoas com a água de qualidade. Isso hoje é uma realidade”, finalizou.

A segurança hídrica e a distribuição de água é uma preocupação da gestão municipal. Só no mês de Setembro, foram distribuídos mais de 1 milhão de litros de água para atender as necessidades de moradores das comunidades rurais, sendo oferecidos de forma constante o acesso à água através de caminhões-pipa e do carro do PAC.

Secretário de Agricultura, Irisvaldo Nascimento, ajuda nas perfurações. (Foto: Decom/PMA)

As perfurações fazem parte de um pacote de medidas de melhorias para os assentamentos traçado entre o Incra e a Prefeitura Municipal de Areia. Este acordo prevê ainda a construção de uma creche, a abertura de crédito para mulheres dos assentamentos e o título de propriedade das terras para os assentados.

A PMA já perfurou este ano dois poços em parceria com o DNOCS no Matadouro Público de Mata Limpa e na Escola Municipal Neném da Silva, na comunidade de Pindoba.