PMA inicia distribuição de boletos do Garantia Safra para agricultores

Foto: Decom/PMA

A Prefeitura Municipal de Areia, por meio da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente, iniciou nesta quarta-feira, 10, a distribuição dos boletos do Garantia Safra para os agricultores do município. Os agricultores devem pegar os boletos no Centro Administrativo Castor Gondim. Os produtores rurais terão que pagar uma taxa de contrapartida no valor de R$ 17 até o dia 31 de janeiro, que pode ser pago nas casas lotéricas.

Para ter direito ao Seguro Safra, que é de no valor de R$ 850,00 pago em cinco parcelas de R$ 170,00, os agricultores ainda precisam comprovar que perderam pelo menos 50% da plantação no último ano. Para participar do Garantia-Safra, os agricultores precisam ter renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo e plantar entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, mandioca, arroz ou algodão. Em Areia, 222 produtores rurais foram inscritos e selecionados.

Os pagamentos devem começar a ser feitos em julho. O seguro é pago pela prefeitura em convênio com o Governo do Estado e o Governo Federal. O Secretário de Agricultura de Areia, Irisvaldo Nascimento, garantiu que a contrapartida da prefeitura, que é de R$ 51,00 por agricultor, será depositada já a partir do fim de fevereiro. O Estado paga R$ 102,00 e a União arca com no mínimo R$ 340,00 por cada agricultor.

“Se houver atraso será por parte do Governo do Estado ou da União, pois já estamos reservando recursos específicos do município para não acontecer o que aconteceu no ano passado, que tivemos que pagar mais de R$ 10 mil da contrapartida do município depois do prazo que estavam em atraso desde 2016 pela gestão anterior. Isso quase fez com que os agricultores não recebessem o Garantia Safra, mas felizmente o benefício foi pago”, disse Irisvaldo.