PMA compra violões para aulas de música com crianças e adolescentes

Foto: Decom/PMA

Cerca de 30 crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos de idade da cidade de Areia estão assistindo a aulas de violão e de coral por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). Esta semana, o curso de violão foi contemplado com 25 novos instrumentos para que os alunos aprendam a técnica e as canções.

Antes da compra realizada pela Secretaria de Assistência Social, os alunos assistiam às aulas e faziam o treinamento com apenas um violão. “Os violões são apropriados para a faixa etária dos alunos, com cordas de nylon e outras especificações. Estes novos instrumentos vão fazer com que os alunos evoluam bastante no curso”, declarou o professor Yan Caio de Souza Silva.

Foto: Decom/PMA

Os equipamentos foram adquiridos com recursos da própria Semas. O projeto intitulado “Cordas e Vozes do Brejo” faz parte do SCFV, que desenvolve várias atividades de artes, educação, cultura e assistencialismo social com famílias em situação de vulnerabilidade social.

As aulas de violão são realizadas com duas turmas, cada uma com 15 alunos. As aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, pela manhã e à tarde. Nas terças e quintas à tarde eles fazem aula de canto/coral. No curso de canto, eles aprendem músicas regionais e cantigas populares, conhecem técnicas de afinação, têm contato com letras e se preparam para apresentações.

“É uma satisfação muito grande, dá orgulho e prazer fazer a diferença na vida dessas crianças. Eu me sinto muito gratificado por ter saído das aulas em escolas particulares para trabalhar com esses jovens de comunidades carentes, que têm uma necessidade maior de contato com a cultura”, disse o professor Yan Caio.