O Prefeito

João Francisco Albuquerque

João Francisco nasceu no Hospital Municipal Hercílio Rodrigues, hospital público de Areia, em 1961. Estudou o antigo primário no Colégio Santa Rita e concluiu o ginásio no Colégio Estadual. Casou-se aos 19 anos de idade com Dilene Albuquerque, também natural de Areia. Com ela constituiu família, teve dois filhos e cinco netos. Começou a trabalhar cedo como comerciante e se tornou empresário, investindo em vários setores da cidade de Areia. João se formou em Direito pela UEPB e tem MBA em Atacado e Varejo pelo Sebrae.

Atribuições do prefeito

Entre as principais funções de um prefeito está o cumprimento da Lei Orgânica (Lei maior de um município) votada e fiscalizada pelos vereadores. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, cujo objetivo maior é proporcionar melhorias para o município e seus habitantes.

Outras importantes atribuições dos prefeitos são: governar a cidade de forma conjunta com os vereadores; administrar o município; sancionar e revogar leis; vetar projetos inconstitucionais; apresentar projetos de Leis para a Câmara Municipal; nomear e demitir servidores; comandar os serviços públicos municipais; sempre buscar alternativas de melhoria para os cidadãos; administrar os impostos municipais e aplicar esses recursos de forma otimizada; entre outras.