Livro lançado no aniversário de Areia resgata memória de historiador areiense

As comemorações do aniversário de emancipação política de Areia começaram nesta quarta-feira, 17. Na agenda está uma vasta programação que resgata a história da cidade e seus personagens, incluindo o lançamento do livro “Horácio de Almeida em Quadrinhos”, que recupera a biografia do historiador areiense.

O livro será lançado às 17h desta quinta-feira, 18, dia do aniversário de 171 anos de emancipação da cidade. O lançamento será no Casarão José Rufino e o exemplar será comercializado a R$ 30,00. O roteirista da obra, Bruno Gaudêncio, e o ilustrador, Américo Filho, estarão presentes.

Horácio de Almeida (1896-1983) foi um dos maiores historiadores da Paraíba e, segundo o também historiador Bruno Gaudêncio, possuía o maior acervo bibliográfico e documental do Estado. O título é o 12º da Coleção Primeira Leitura, da editora Patmos, que tem como objetivo apresentar de forma lúdica a história de grandes nomes paraibanos ao público infanto-juvenil.

O livro retrata a vida de Horácio, que além de historiador foi também jornalista, ensaísta, biógrafo e dicionarista. “No período de 1920 a 1980, Horácio foi bastante atuante e era um intelectual referenciado, autor, por exemplo, do livro – em dois volumes – História da Paraíba”, explicou Bruno Gaudêncio.

Hoje o acervo de Horácio pertence à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) na Biblioteca Átila de Almeida, nome do filho de Horácio. Ele é um dos fundadores da Academia Paraibana de Letras, escreveu biografias Augusto dos Anjos e do também areiense Pedro Américo, além de dicionários sobre a linguagem regional e um título inteiro dedicado à descrição da história da cidade de Areia. Também bacharelou-se em direito na cidade de Recife e atuou como Juiz Eleitoral na Paraíba.

Além do lançamento do livro, a programação de emancipação guarda outros atrativos que ajudam a resgatar a memória do município, como o lançamento de outros títulos sobre a cidade, a inauguração do Beco do Jorge e a reativação da Filarmônica Abdon Milanez.