Hospital Municipal de Areia retoma cirurgias de catarata e oferece exames de vista para crianças

A Secretaria de Saúde de Areia vai retomar a realização de cirurgias de catarata no Hospital Municipal Doutor Hercílio Rodrigues. As cirurgias tinham sido suspensas no fim do ano passado pela gestão municipal anterior. As consultas já começam na próxima semana e as primeiras cirurgias já devem ser realizadas no mês de maio.

A Secretaria está convocando as pessoas com mais de 60 anos de idade que sofrem de catarata para comparecer ao Hospital e marcar a consulta com o médico oftalmologista. As consultas serão realizadas na próxima terça-feira, 25, no turno da tarde. Depois de avaliados, os pacientes com recomendação de cirurgia já serão encaminhados para os exames pré-operatórios, que são o hemograma, teste de glicemia e o eletrocardiograma. Todos os exames serão realizados pela Secretaria e a previsão é que, depois de examinados, os pacientes sejam operados em maio.

Além desta ação, o hospital também vai oferecer exames de vista para as crianças. Por meio de uma parceria, a Secretaria de Saúde conseguiu um oftalmologista para examinar 50 crianças. Aqueles que apresentarem miopia vão receber as armações dos óculos.

Os exames também serão realizados na próxima terça-feira, 25, no turno da manhã. As crianças que vão passar pela avaliação do médico são alunos da Rede Municipal de Ensino. Aqueles que apresentam dificuldades dentro de sala de aula para ler ou enxergar o quadro estão sendo encaminhados pelos professores para a Secretaria de Saúde para passar pelo exame de vista.

“São dois passos muito importantes que estamos conseguindo no avanço da saúde pública de Areia porque estamos cuidando da visão das crianças e dos idosos e garantindo que as cirurgias de catarata serão realizadas de forma constante a partir de agora, independentemente de qualquer coisa”, comemorou a Secretária de Saúde, Edna Guedes.