Crianças recebem primeiros serviços e ações do programa Criança Feliz

Foto: Decom/PMA

A Prefeitura Municipal de Areia, através da Secretaria de Ação Social, realizou uma atividade do Programa Criança Feliz com o intuito de colocar em prática todo o aprendizado durante o treinamento do projeto realizado esta semana na cidade. Com ações nas áreas de saúde, assistência social, educação e cultura, o programa realizou as primeiras atividades na tarde desta quinta-feira, 10, na Creche Ezilda Milanêz Barreto, no bairro da Jussara.

As crianças receberam os serviços e participaram de atividades lúdicas. As atividades também orientaram as famílias sobre as brincadeiras, experiênncias comunicativas, entre outras que estimulam o crescimento e desenvolvimento integral da criança.

Para a visitadora em treinamento Carla Valéria, foi possível colocar em prática toda a teoria que foi ministrada durante a semana no treinamento. “Cada participante estava agindo, dentro da atividade, como visitador e cuidador observando as atitudes das crianças, aspectos como a coordenação motora, a percepção das cores, tamanhos, e como a criança reage a cada estímulo que é dado, se reconhecem as formas e outros incentivos”, disse.

De acordo com o Assistente Social Jonathan Alves, um dos objetivos do programa é o de promover a atenção e o apoio à família, valorizando o desenvolvimento integral da criança. “A partir de algumas explanações que foram ministradas durante a semana, produzimos alguns objetos para serem usados nessa aula prática. Hoje, viemos aplicar tudo o que aprendemos com as crianças dessa Creche, para que todos os participantes possam ter um contato com crianças da faixa etária do programa. Então, nessas atividades, direcionamos algumas atividades lúdicas, brincadeiras, para que percebam como vai ser o dia a dia deles através das visitas”, disse.

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus filhos pequenos instrumentos para promover seu desenvolvimento integral. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família e as equipes do Criança Feliz farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.