Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

Foram enviadas 800 doses para a primeira etapa de vacinação em Areia.

A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza começa nesta segunda-feira, 17. No município de Areia serão imunizados inicialmente os profissionais de saúde e as gestantes. As vacinas estarão disponíveis no Hospital Municipal Doutor Hercílio Rodrigues e nos postos de saúde da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema de vacinação para facilitar o processo de imunização das pessoas. Depois das gestantes e dos profissionais de saúde, que serão imunizados do dia 17 ao dia 20, a vacina será disponibilizada para os idosos acima dos 60 anos e para as crianças de seis meses a menores de 5 anos do dia 24 de abril a 13 de maio. No dia 13 será realizado o Dia D de vacinação aberto para todos os grupos prioritários, e entre os dias 16 e 26 de maio a vacina será aplicada nos detentos, nos trabalhadores do sistema prisional, nas pessoas com doenças crônicas e naquelas sem mobilidade e nos professores das Redes pública e particular de ensino, que foram incluídos na lista do público-alvo este ano. O município não tem registros de povos indígenas, que também englobam o público-alvo.

Para a primeira fase da vacinação foram enviadas 800 doses para o município. Dos grupos prioritários do público-alvo são 1.722 crianças, 352 profissionais da saúde, 274 gestantes, 45 puérperas e 2.994 idosos. Desse total de 5.387 pessoas, a meta é vacinar 90%, o que corresponde a mais de 4.800 pessoas.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Imunização, Antonieta Pereira, as pessoas precisam se vacinar mesmo que tenham recebido a injeção no ano passado. “Todo ano a vacina é modificada para combater o vírus da gripe, que fica mais resistente à imunização”, explicou. A injeção protege de três subtipos da gripe, incluindo a H1N1.