Brasil Alfabetizado

A Secretaria de Educação da prefeitura municipal de Areia realizou durante toda essa semana o curso de capacitação para os selecionados no Programa Brasil Alfabetizado, ação que tem o objetivo de diminuir o índice de analfabetismo no Estado da Paraíba.

A capacitação foi iniciada na terça-feira (22) e se estendeu até esta sexta-feira (25) e contemplou tanto os alfabetizadores da zona urbana, quanto os da zona rural. O curso foi realizado no Mercado da Cultura, localizado em frente ao calçadão João Carddoso, e contou com a presença de dezenas de profissionais.

Segundo a secretária de Educação, Márcia Gondim, a capacitação é um critério do programa para a preparação dos professores que serão os responsáveis pelas turmas de alfabetização. A segunda etapa da capacitação está agendada para o dia 15 de maio.

O programa do Governo Federal ofertou vagas para os cargos de alfabetizadores, tradutores-intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e coordenadores de turma para alfabetização de jovens e adultos da capital e do interior do Estado.

Os alunos alfabetizados poderão ingressar na rede pública estadual e municipal para a continuidade dos estudos nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os profissionais selecionados vão trabalhar com analfabetos absolutos a partir de 15 anos de idade. O período destinado às aulas é de oito meses. Os alfabetizadores terão turmas, que poderão ter no mínimo sete alunos e no máximo vinte e cinco (zona rural) e no mínimo 14 alunos e no máximo vinte e cinco (zona urbana).

Assessoria PMA

Foto: Clemilson Setur

COMPARTILHAR