Biblioteca Municipal de Areia conta com acervo de mais de 6 mil livros

Foto: Decom/PMA

A Biblioteca Municipal Rodrigues de Aquino em Areia conta com um acervo de aproximadamente 6 mil exemplares que é constituído por livros de literatura e informação, revistas, dicionários, atlas, enciclopédias, e outros. No local o público ler, pesquisar outros materiais, ter contato com livros antigos e tomar exemplares por empréstimo.

O espaço foi inaugurado em 1943, sendo um dos mais antigos do estado da Paraíba destinados à leitura. Nomes como Horácio de Almeida, Pedro Américo e Aurélio de Figueiredo são os mais procurados na Biblioteca.

Antônio Monteiro é o responsável pela salvaguarda dos livros. (Foto: Decom/PMA)

Seu Antônio Monteiro trabalha na Biblioteca Municipal desde o início do ano e conta como é trabalhar à frente desse grande acervo. “Normalmente, recebemos visitas dos alunos da Rede Municipal de Ensino, da UFPB, e do público em geral, sempre procurando por livros antigos de literatura e querendo pesquisar sobre a história da cidade e dos museus”, disse.

A Biblioteca Municipal também tem um acervo nas áreas de poesia, cinema, música, cultura popular, ciências, saúde, meio ambiente, obras informativas, arquitetura e urbanismo, entre outros. “Por ser um fã de leitura, vejo esse espaço como uma boa oportunidade de encontrar livros antigos e se aventurar por eles, pois além de aumentar o nosso conhecimento, o hábito da leitura melhora nosso vocabulário e pode nos ajudar na construção textual”, finalizou Antônio Monteiro.

A Biblioteca Rodrigues de Aquino funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h, e atende a crianças, jovens, adultos e idosos, além de estudantes locais e pesquisadores de outras localidades. As atividades no espaço serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de janeiro.

A reativação do espaço faz parte de um projeto da Prefeitura de Areia que está recuperando os locais de leitura e divulgação da cultura. Além da Rodrigues de Aquino, a Biblioteca José Américo de Almeida também está sendo resgatada. Os acervos destas duas bibliotecas serão restaurados, limpos, higienizados e realocados para um espaço com estrutura para o acondicionamento dos livros e para o uso da população. Com essa restauração, estima-se que mais de 20 mil pessoas serão beneficiadas.