Areia sedia treinamento regional para trabalhadores do Criança Feliz

Foto: Decom/PMA

A cidade de Areia está sediando durante esta semana o treinamento regional do programa Criança Feliz. A capacitação é direcionada para os visitadores do projeto, que vai beneficiar crianças de primeira infância, gestantes e crianças com deficiência de 150 famílias do município de Areia.

A capacitação reúne os representantes dos municípios de Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova e Ingá. Cerca de 30 pessoas estão participando, incluindo os profissionais do programa, os trabalhadores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e da Saúde e da Educação que fazem parte do trabalho intersetorial que engloba o Criança Feliz.

Segundo a supervisora do programa em Areia, Juliana Viegas, o treinamento terá duração de 5 dias, nos turnos da manhã e tarde, seguindo o protocolo de orientação do estado de uma forma que os supervisores e visitadores participem ao total de 30 horas de aula. Nos primeiros dias serão aulas teóricas e nos dois últimos dias os participantes terão oportunidade de aula prática, onde irão fazer uma visita direcionada nas creches interagindo com as crianças. Eles também serão avaliados e observados pelos supervisores, e, no último dia vão ter a aula prática nas residências dos futuros beneficiados pelo programa, além de fazer atendimento junto ao público-alvo do município de Areia na comunidade da Jussara e no Conjunto do Fogo.

“O projeto é inovador, pretende alcançar o desenvolvimento humano a partir do olhar para a primeira infância. No momento em que estimulamos nos pais ou cuidadores o convívio saudável com a criança, respeitando seus direitos e individualidades,  fazemos com que haja desenvolvimento dessas crianças em vários aspectos, como a coordenação motora, o desenvolvimento intelectual e cognitivo, a capacidade de interação social e, com isso, construiremos uma sociedade mais saudável no futuro”, disse Juliana Viegas.

Após o término do treinamento, os visitadores já vão estar em campo fazendo convite a essas famílias e assinando o termo de aceite para participar do Criança Feliz. O lançamento do programa está previsto para o dia 16 de setembro, para que posteriormente os assistentes comecem a fazer o atendimento às famílias beneficiadas nas suas residências.